Descubra como atrair público, engajar e converter mais. Conheça o Inbound Marketing!

    Você tem um excelente conteúdo em sua página, mas mesmo assim sente que poderia ter mais engajamento nas suas ações e mais conversão?Conheça o Inbound Marketing!

    Inbound Marketing ou Marketing de Atração, é uma estratégia que visa atrair maior público para sua página, e o melhor, o público que tem interesse no seu produto ou serviço, tendo taxas de conversão mais altas! Vamos entender melhor os conceitos e como aplicar essa estratégia para a sua produção de conteúdo!

O que é o Inbound Marketing?

   É a estratégia de produzir conteúdo direcionado ao seu lead. Isso significa que você vai fazer a nutrição do seu lead através do conteúdo que você posta. Este conteúdo pode ser um artigo, um vídeo no IGVT, um post orgânico nas suas redes, ou até mesmo uma campanha paga no facebook ADS (que já é conteúdo para outro post!).

   De extrema eficiência, o Inbound Marketing trabalha juntamente com SEO, que é a otimização da sua página para o ranqueamento nas pesquisas do Google.

Entendendo o Inbound Marketing na prática e o benefício que ele oferece

Um exemplo legal que podemos usar é sobre produtos de pele. Vamos dizer que você trabalhe com revenda de cosméticos para pele, e quer focar na venda do protetor solar. Você quer atrair seus clientes até você correto? Neste caso você cria uma série de posts que conta o malefício e o que a pele delas vai sofrer, se elas ficarem sem o protetor solar. Escreva artigos, faça vídeos, faça demonstrações de antes e depois do uso do produto. Ela vai entender que tem um problema e que esse problema precisa ser resolvido! Quem vai resolver pra ela? A sua empresa, o seu produto, o seu serviço, neste caso será o protetor solar que você quer vender!

Quais os benefícios dessa estratégia?

Existem inúmeros benefícios que chegam junto com essa estratégia. Criar um relacionamento com o cliente, identificação com a marca, confiança na hora de adquirir o produto ou serviço, e por aí vai. Mas existe um benefício que deve ser citado com muita ênfase. Através do Marketing de Atração, o seu cliente chega até você para concluir a venda, já sabendo o que precisa. Isso acontece devido a toda a produção de conteúdo que você fez para nutrir ele antes da venda. Ele já chega informado, já sabe o que precisa e o que quer, e os benefícios diante desta situação são grandes. Vamos citar alguns:

1- Você poupa tempo

  •       Você poupa a sua equipe de vendas (ou você mesmo, caso você que faça essa parte), de ter que explicar tudo de novo para ele. Claro, que se for necessário, você deve fazê-lo. Lembre-se sempre, que o seu objetivo final é a venda (não precisa ser um produto direto, pode ser um serviço, ou uma assinatura. Quando falamos de venda, falamos de objetivo. Qual o objetivo da sua empresa e sua estratégia?);
  •       Você poupa tempo. Tempo é a única coisa nesta vida que não podemos conquistar de volta, nunca se esqueça disso;
  • 2-Agilidade do fechamento da venda

  •     A hora do fechamento da venda, tem necessidade de ser rápida. A hora do pagamento normalmente é a menos agradável para o cliente, e ele não pode ter muito tempo para pensar demais e desistir. Uma venda é feita através de emoções, e se seu cliente tiver tempo para controlar as emoções dele, de fato ele pensará um pouco mais antes de concluir essa compra. Quando ele já pensou tudo o que tinha para pensar, enquanto lia todos os seus conteúdos, sua Conversão x Tempo é muito mais alta, pois ele chega e compra, decidido, rápido e seguro.

O seu poder de persuasão precisa estar afiado. E além dele, sua produção de textos também! Estude, leia muito e tenha um repertório grande de palavras para produzir seus conteúdos.

Uma boa dica é se interessar um pouco sobre Copywriting, que é uma técnica de escrita persuasiva, induzindo a pessoa que está sendo exposta ao seu conteúdo, a realizar uma CTA (Call To Action), mas falaremos de Copy nos próximos posts, ok?

 Quero aplicar essa técnica na minha página, o que devo fazer? 5 passos para começar

1-     O primeiro passo é conhecer a sua Persona, diante do produto / serviço que você oferece

Conhecendo a sua Persona, você entenderá quais as “dores” ela tem, e que o seu produto pode resolver.

 2-     O segundo passo é ter controle sobre quais pessoas tiveram interesse na primeira fase da sua estratégia.

Uma forma simples de ter este controle, é analisar qual tipo de conteúdo essa pessoa consumiu, e criar classes de separação. Crie seu funil de vendas. Se você começou oferecendo um conteúdo, que apenas fazia sua Persona entender que ela tinha um problema, ela está no topo do funil, pois neste momento, ela apenas sabe que tem um problema, mas ainda não sabe como resolvê-lo. Nesse momento, ofereça algo em troca, para que ela deixe o email dela com você. Pode ser um e-book, uma aula gratuita ou até mesmo um link com um artigo especial, mas dê um presente a ela!

Dessa forma você poderá separar qual conteúdo ela consumiu, e qual o próximo conteúdo você deverá produzir para ela para que ela avance todas as etapas do seu Funil de Vendas, chegando até o Fundo de Funil, que é quando a venda acontece.

3-Utilize ferramentas para te auxiliar

Neste terceiro passo entra uma ferramenta de CRM, que te ajudará muito. Assim que você começa a aplicar a estratégia de Inbound Marketing nas suas redes, você ainda tem o controle manual dos leads e do conteúdo que deverá direcionar a eles. Mas em pouco tempo, o fluxo será grande, e manter a organização nesse momento é crucial para o sucesso da sua estratégia.

Enviar mais de duas vezes o mesmo material de promoção ou divulgação, através do email marketing, ou postar sempre aquela mesma coisa no seu perfil do instagram por exemplo, não vai converter, e ainda vai cansar aquela pessoa que em um determinado momento se interessou pelo seu produto ou serviço. Organize seu conteúdo e mantenha sempre o seu funil de vendas atualizado, para saber qual conteúdo mandar para qual lead.

 4-     Quarto passo! Tenha uma agenda, e conteúdo previamente produzido.

Isso facilitará na hora de fazer a nutrição daquele lead. Lembra que ela deu o email dela para você, em troca daquele “presente” que você a deu? Esse email é o seu presente que, lá na frente, irá virar uma venda. Monte uma série de conteúdos estrategicamente criados, para fazer a nutrição de todos os leads que você captar. Tendo o conteúdo certo (previamente produzido em sua estratégia), para o lead certo!

 5-     E por fim, e muito, muito importante…seja criativo!!

O tema do conteúdo pode ser “comum”, mas a forma de você expor ele ao seu futuro cliente não precisa ser assim!

Abuse de vídeos, faça link das suas redes sociais. Por exemplo, poste no seu instagram usando um determinado produto, mas faça um vídeo no IGVT ou até mesmo no Youtube, falando sobre qual problema esse produto resolveu para você! As pessoas consomem o conteúdo das redes sociais de forma diferente, esteja em todas elas!

 Quais canais posso aplicar o Inbound Marketing?

Você pode criar uma estratégia de Inbound marketing em qualquer rede, contanto que a sua Persona esteja lá para visualizar!

Na maioria das vezes iniciamos nossa jornada digital no Instagram, e em alguns casos juntamente com o blog. Sim, dá muito resultado e você deve sempre continuar. Constância sempre! O que deve ser avaliado é, em qual rede a sua Persona está?

Essa pergunta faz com que venham outras tantas na cabeça, mas vamos partir de um ponto para conseguirmos achar algumas respostas.

O ideal é que você tenha no mínimo três redes conectadas (Instagram, Facebook e Youtube por exemplo), fora a produção de conteúdo do seu blog, e que na produção de conteúdo dessas redes, você aplique a técnica de Crossmídia (vou detalhar sobre ela em outro post!), para que elas estejam interligadas, e que atinja com o mesmo tema do conteúdo, em formatos adaptados para cada rede, a diferentes tipos de usuários. Fazendo com que você tenha definido qual a rede social que sua Persona mais usufrui. O grande segredo é a coleta de dados para análise, e a partir disso você adapta a sua estratégia.

Conclusão

São grandes os benefícios que uma estratégia de Inbound nos apresenta. Controle dos seus futuros clientes, previsão de faturamento das suas redes, absorção do conteúdo que você está criando (você consegue saber se os usuários estão gostando do que estão vendo), e na minha opinião, o mais importante dos benefícios, é o fortalecimento e reconhecimento da sua marca. Ter uma marca com um Branding bem estabelecido, faz com que suas vendas e a fidelidade de seus clientes, sejam muito maiores.

A conclusão que tiramos deste post sobre Inbound Marketing, é que ele é extremamente importante quando se trata de fidelização e imagem da marca e facilmente adaptável à sua estratégia de Marketing Digital.

E aí? O Inbound Marketing é para você?

 

CONTEÚDO DO ARTIGO

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