Se você trabalha com marketing ou vendas e nunca ouviu falar sobre CRM, certamente está perdendo tempo e, acima de tudo, boas chances de concluir negócios. É muito raro uma empresa que dispense o Customer Relationship Management (CRM), palavras em inglês para “gestão de relacionamentos com o cliente”.
Por menor que seja a sua empresa, é bem provável que você tenha planilhas com contatos dos clientes, o histórico de compras deles, as últimas vendas feitas e demais informações relacionadas.
No entanto, planilhas soltas podem fazer você perder informações, fazendo com que elas não cheguem até toda a equipe. Já um sistema de CRM une todos os dados de forma a facilitar o dia a dia do time e, claro, melhorar demais a escalabilidade das vendas.
Neste artigo, você vai entender quais são os benefícios de optar por um CRM, qual software é mais recomendado, entre outras informações. Ao final do texto, garantimos que o seu pensamento vai ser um só: “por que eu não pensei nisso antes?”. Fique com a gente para saber mais!
Veja algumas opções de CRM que já trabalhamos e integramos.
Monday
o CRM é a ferramenta ideal para se aproximar dos clientes. Afinal, hoje em dia não há venda sem relacionamento.
Se você não sabe nada sobre o assunto, chegou ao lugar certo. Este super guia vai mostrar absolutamente tudo que você precisa saber para dominar o CRM!
Aprenda como funciona um CRM
É muito difícil fazer um acompanhamento próximo e personalizado de cada cliente na sua base sem se esquecer de nada importante. E a dificuldade só aumenta conforme a empresa cresce e as responsabilidades se acumulam.
Por isso, ter um software que você pode acessar de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com todas as informações que precisa sobre o seu prospect é transformador.
Mas como, exatamente, um CRM funciona? De forma bem resumida e generalista (já que cada sistema tem suas particularidades), tudo se resume a:
- cadastrar seus clientes: o cadastro pode ser manual (um por um) ou por exportar uma lista a partir de um arquivo que já tenha esses dados;
- e registrar informações: qualquer um pode fazer anotações sobre um cliente. Além disso, o próprio sistema organiza dados e os apresenta, como histórico de compras, canais preferidos de atendimento, etc.
Dá para dizer que um CRM é seu braço direito, que sempre mostra o que você precisa saber e aponta soluções que ninguém viu.
- 1.Maior controle das vendas;
- 2.Maior controle das propostas;
- 3.Maior controle das prospecções;
- 4.Criação de tarefas para a realização de follow up;
- 5.Maior gestão e controle de tempo.
O que é CRM, afinal?
O CRM consiste na utilização de diversas estratégias de negócios, suporte tecnológico e tudo mais que possa ajudar no gerenciamento dos clientes e na compreensão de quais são os seus desejos e necessidades, antecipando-os. Tudo isso acaba, por fim, gerando mais vendas e auxiliando na captação de mais clientes.
Ou seja, com o CRM as empresas conseguem guardar uma série de informações sobre os seus clientes. A partir disso, fica mais fácil conhecê-los e oferecer o que eles precisam no momento em que precisam. Para isso, a ferramenta armazena dados como:
- atividades diárias;
- contatos que já fizeram com a empresa;
- visitas nos sites da empresa;
- e-mails;
- interações por telefone;
- dados gerais como nome, telefone, endereço, entre outros.
A plataforma faz uma grande interação desses dados e, baseado nos resultados obtidos, consegue oferecer informações valiosas para que a equipe da empresa possa atender os consumidores da melhor maneira possível.
Ficou claro o que é CRM?
RESUMINDO: Trata-se de uma estratégia de marketing e vendas com foco no cliente, em conhecê-lo profundamente e atender suas necessidades da melhor forma possível, gerando um relacionamento fiel e duradouro.