Topo do funil: o que é e como você pode criar conteúdo para isso?

O topo do funil, ou estágio de atração, é o primeiro estágio do funil de vendas, que também é composto pelo meio e pelo fundo. Ou seja, é considerada a etapa de conscientização, pois esse público já identificou que tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo e, portanto, não está pronto para iniciar uma transação comercial.

O mercado está cada vez mais competitivo e a tendência de consumo não é mais a mesma.

Para se ter uma ideia, algum tempo atrás, porque as organizações possuem mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc.) assumia-se que esta empresa utiliza estratégias eficazes de Marketing Digital.

Hoje, porém, o mundo virtual é de todos e qualquer empresa pode ter uma página na Internet para divulgar seus produtos e/ou serviços.

O que estamos dizendo é que muitos (se não todos) empresas já operam plenamente no ambiente digital.

Para muitas pessoas, o mais importante para o sucesso do negócio é atrair visitantes que possam se tornar clientes reais. No entanto, surge essa dúvida: “Tenho muitos visitantes no meu site e muitos seguidores nas minhas redes sociais! Mas por que tenho uma conversão de vendas baixa?”

Essa pergunta indica que o funil de vendas não está sendo usado corretamente ou não está atraindo as pessoas da maneira correta.

Só de olhar o número de pessoas que acessam seu conteúdo não ajuda, não garante o sucesso de suas vendas!

Para que sua empresa seja atemporal e se destaque no mercado, preparamos o post de hoje especialmente para você!

Saiba agora qual é o topo do funil de vendas, sua importância e como criar esse tipo de conteúdo:

O que é o topo do funil?

O topo do funil é considerado o estágio de conscientização do funil de vendas. Ou seja, é um lugar para despertar o interesse do cliente em potencial.

Essa é a parte mais larga do funil, onde você obtém mais visitantes e tráfego orgânico.

Esse despertar é importante para o seu negócio, afinal ninguém compra nada sem motivo, certo?

Nesse caso, o topo do funil é o espaço para educar potenciais compradores, transformando-os em clientes fiéis do seu produto.

Aqui, você atrairá mais pessoas que podem achar que seu produto ou serviço pode ser exatamente o que elas estão procurando.

Então, você pode ver o quão importante é a parte larga do funil, você não concorda?

Qual a importância do topo do funil de vendas?

Diz-se que o topo é onde as pessoas são atraídas, ou seja, o início de qualquer negócio.

Portanto, podemos destacar alguns pontos importantes sobre o alto volume de vendas:

Primeiro contato

Como já foi dito, o topo do funil é onde as pessoas entram em contato com sua empresa pela primeira vez.

Por isso, é bom lembrar o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”.

Muitas vezes (para não dizer sempre) um bom primeiro contato desperta a curiosidade de uma pessoa para saber mais sobre a empresa e a solução que ela oferece, o que atrai novas ideias do comprador.

Descobrir

Quando você desperta a curiosidade das pessoas, você as faz pensar em problemas que antes ignoravam e começar a procurar soluções para eles.

Uma vez que os consumidores comecem a reconhecer que existe um problema, eles estarão mais interessados ​​em se educar para resolver esse problema.

Ele educa os usuários sobre um novo tópico

Quando as pessoas encontram algum tipo de problema, elas automaticamente se interessam em saber mais sobre um novo tópico.

No início, eles não têm nenhum tipo de comunicação ou coisas para aprender.

No topo do funil há um portão que determinará se o que ele está procurando resolve seus problemas.

Por isso, é importante ter um conteúdo adequado e relevante que eduque seu público e forneça soluções para suas necessidades.

Como criar conteúdo no topo do funil?

Para ter um bom conteúdo no topo do funil, você deve seguir estas dicas:

O conteúdo deve ser facilmente acessível

O conteúdo do topo do funil deve tornar seu produto a pessoa que descobre que tem um problema que precisa ser resolvido. Ou seja, é importante que todo o seu conteúdo inicial seja de fácil acesso, já que a ideia da parte de cima é receber muita gente curiosa, que não conhece muito sobre determinado assunto.

Portanto, os materiais disponíveis devem ser de fácil acesso e todas as informações devem ser claras e objetivas.

clareza e propósito

O conteúdo deve ser claro e objetivo. Ou seja, não pode ser muito informativo, pois as pessoas certamente ficarão confusas com o que está escrito e deixarão de procurar mais sobre o seu produto.

Na primeira fase do ciclo de vendas, as pessoas estão curiosas sobre o tema e não estão interessadas em comprar.

Portanto, evite vender, promovendo diretamente seus produtos e sua empresa no conteúdo que o disponibiliza.

Nunca cite sua empresa

Uma dica importante é nunca falar diretamente sobre sua empresa nesse conteúdo top do funil.

Na verdade, no topo do funil, nem se sabe se quem chegou até ele vai realmente despertar interesse pelos seus serviços.

Se você mencionar uma empresa, o usuário pensará que é publicidade e deixará de ler mais sobre seu conteúdo.

Mais uma vez, a ideia é despertar a curiosidade de quem visita e gerar leads adequados, utilizando as ferramentas adequadas para o efeito.

Use as ferramentas para gerar os leads certos

Conteúdo de qualidade significa maior geração de leads qualificados, ou seja, usuários com maior chance de fechar uma venda.

Para isso, é importante ter as melhores ferramentas no topo do funil, que são:

Redes sociais

A ideia do topo do funil é aumentar o tráfego de visitantes.

Por isso, as redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, são uma ótima oportunidade para despertar a curiosidade de potenciais clientes.

Use fotos e imagens que chamem a atenção dos usuários e façam ligações para os tópicos relevantes contidos na postagem do blog.

postagem do blog

Uma postagem de blog é o primeiro contato de um cliente sobre um determinado tópico, que pode ser do seu interesse.

Os documentos devem ser de fácil acesso a qualquer visitante e as informações neles contidas devem despertar a curiosidade do leitor para saber mais sobre o assunto.

boletins informativos

Newsletters são mais uma forma de distribuir seu conteúdo. Permitem a comunicação direta com o cliente de forma regular e periódica.

Normalmente, um conteúdo específico é postado em um ou mais tópicos para que o comprador fique mais interessado em resolver o problema e avançar para a próxima etapa do funil.

O topo do funil é onde você alcança seus objetivos

Com todas as informações mencionadas ao longo deste post, você pode ver o quão importante é o topo do funil de vendas, certo?

O Marketing de Conteúdo é essencial para o sucesso do seu negócio, fidelização de clientes e atração de novos compradores.

 

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