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Remarketing: Como e Quando Fazer o Remarketing do seu Negócio

O Remarketing é uma estratégia poderosa de anúncios. Através do Remarketing, anunciantes podem veicular anúncios especificamente para pessoas que já demonstraram interesse em um determinado produto ou serviço. As plataformas mais utilizadas são o Facebook Ads e o Google Ads.

Se você quer saber o que é remarketing e qual a importância dele para o seu negócio, este artigo foi feito para você.

Aqui você vai aprender tudo o que precisa saber sobre remarketing e como aplicá-lo em suas estratégias.

Apesar de o remarketing ser uma estratégia que traz alta conversão para quem a utiliza, muita gente ainda não dá a devida importância para ela, seja por não saber do que se trata ou por não ter ideia de como usá-la em seu negócio.

O remarketing vai poder te ajudar a alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço.

remarketing para websites

 

 

O que é Remarketing

O remarketing é uma das ferramentas mais eficientes para recuperar e finalizar vendas.

Essa estratégia de marketing digital é usada para exibir anúncios para os usuários que já tiveram contato com algum site de vendas, mas que não realizaram a compra.

Além disso, essa estratégia também visa otimizar o relacionamento com seus leads e com os clientes que você já conquistou.

Muito provavelmente você já se deparou com o remarketing enquanto navegava pela internet, enquanto visitava o seu perfil na rede social ou conferia sua caixa de e-mails.

O remarketing é utilizado através de plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Como Fazer Remarketing

O remarketing identifica os usuários que visitaram um site de vendas ou que interagiram com um determinado anúncio, mas que não finalizaram a compra.

Então, ele passa a exibir anúncios relacionados com aquele produto que foi pesquisado, aumentando a possibilidade de o usuário comprar.

Quando um usuário acessa um site de vendas, só para navegar pelo site, ver os produtos, sem intenção de comprar nada, clica em alguns produtos para ver os detalhes, o preço… mas depois sai do site sem comprar nada.

Depois, ao navegar pelas suas redes sociais ou acessar qualquer site, ele se depara com um anúncio, oferecendo um daqueles produtos que você viu e outros relacionados.

Isso é o remarketing trabalhando.

Estratégias de Remarketing

O remarketing também é uma estratégia que usa a repetição para convencer o usuário a comprar o produto que ele pesquisou, exibindo várias vezes o anúncio do mesmo produto.

Ele também trabalha reforçando a ideia de que o usuário precisa daquele produto que foi pesquisado, mas que o usuário, por algum motivo, desistiu de comprar.

Com a repetição e com o reforço, o remarketing leva o usuário a repensar no produto e reiniciar o processo de compra, aumentando a possibilidade de finalizar aquela compra.

Ou, mesmo que o usuário não compre mais aquele produto, ele pode se interessar por outros produtos que estejam relacionados.

E, quando compra um produto, pode se interessar por outros produtos complementares, pois um produto “puxa” outro.

O remarketing identifica a intenção de compra do usuário e leva aquele produto pesquisado de volta à mente do consumidor, para tentar convencê-lo de comprar.

Essa estratégia é utilizada para segmentar os anúncios, de acordo com o comportamento do usuário na internet.

O remarketing tem, como objetivo, rastrear esses usuários e exibir anúncios personalizados para eles.

Esses anúncios serão exibidos quando o usuário está visitando suas redes sociais ou fazendo uma pesquisa no Google, por exemplo.

Quando Fazer Remarketing

Não existe apenas um tipo de remarketing.

Existem diferentes tipos, como você vai poder conferir a seguir.

Remarketing de reexibição

O remarketing de reexibição é o tipo mais comum, pois, nesse tipo de remarketing, os anúncios são exibidos para aqueles usuários que visitaram um site de vendas.

E, como o usuário já visitou aquela página do site, esse anúncio também é chamado de anúncio recorrente.

Esses anúncios são exibidos em plataformas como o Facebook, Twitter e Google.

Remarketing de e-mail

Você sabia que o e-mail marketing também é uma ferramenta de remarketing?

Isso porque você poderá criar anúncios direcionados para um público segmentado por já ter interagido com o seu produto ou serviço.

E o e-mail marketing é uma estratégia incrível para alavancar um negócio.

Com o remarketing de e-mail você poderá alcançar muito mais pessoas.

Remarketing de vídeo

O remarketing de vídeo vai utilizar o YouTube

Nesse tipo de remarketing você vai atingir aqueles usuários que consumiram vídeos com temas relacionados com o seu produto ou serviço.

Os anúncios serão exibidos antes dos vídeos que o usuário escolheu para assistir.

Remarketing de resultado de busca

O remarketing de resultado de busca são anúncios exibidos através dos resultados de pesquisas em sites especializados, como o Google.

Esses anúncios aparecem antes dos resultados orgânicos da pesquisa e na lateral da página também.

Desse modo, os anúncios aparecem para quem visitou a sua página antes, associando a resultado de busca do usuário, com a intenção de compra, tornando mais fácil realizar a venda.

Remarketing de intenção de busca

Enquanto o remarketing de reexibição é o tipo mais comum, o remarketing de intenção de busca é o menos conhecido.

Nesse tipo de remarketing, o usuário não precisa visitar a página do site de vendas, como é nos outros tipos.

Nesse tipo de remarketing serão usados os termos de buscas digitados pelos usuários, e que estejam relacionados com o produto ou serviço que você oferece.

Aqui o usuário não precisa visitar a sua página de vendas para receber anúncios relacionados ao seu produto ou serviço.

Basta que ele apenas pesquise produtos parecidos com o que você oferece, mesmo que não clique em nenhum link.

Ou seja, nesse tipo de remarketing, só a intenção de busca já conta para exibir seus anúncios.

Para que serve o Remarketing

Vamos entender pra que serve o remarketing.

Para que você entenda melhor para que serve o remarketing, é necessário saber que ele possui duas funções importantes:

  • Identificar e segmentar os usuários que demonstraram interesse pelo produto ou serviço que você está oferecendo, para que possam ser convertidas em clientes;
  • Abordar os usuários que se interessaram pelo seu produto ou serviço, mas que saíram do site sem comprar, e tentar convencê-los, de maneira personalizada, a finalizar a compra.

No remarketing você pode criar seus anúncios, de maneira personalizada e mais íntima, pois o público que você vai avaliar será o público que você segmentou.

Agora, investindo em links patrocinados, você vai otimizar campanhas com dados que já existem e essa segmentação será feita com uma audiência muito grande.

Como funciona o Remarketing

O Remarketing tem um funcionamento bem simples, vamos ver a partir de agora.

O remarketing funciona basicamente de duas maneiras:

  • A primeira é através de lista de e-mails.

Através da sua lista de e-mails você pode usar a sua base de leads para alcançar aqueles usuários que interagiram com o seu produto ou serviço.

Para isso, você precisa vincular a sua conta da plataforma de e-mails com a ferramenta que você vai utilizar para criar os seus anúncios.

  • A segunda maneira como o remarketing funciona é através do pixel de remarketing.

Essa é a segunda maneira de fazer remarketing e é também a mais popular.

Aqui, o pixel de remarketing vai coletar, através de cookies, as informações do usuário que visitou aquele site e vai compartilhar com a ferramenta que você está usando para fazer os anúncios.

Por isso que os anúncios ficam aparecendo para aquele usuário que está acessando outros sites ou mesmo suas redes sociais.

Esse pixel é uma pequena imagem ou um trecho de código javascript, que é instalado em seu anúncio, para que assim, o Facebook e o Google registrem os usuários que visitaram o seu anúncio.

Vantagens de utilizar o Remarketing em suas campanhas

Com todas as informações sobre remarketing que você já recebeu até aqui, acredito que já esteja convencido de que trabalhar com remarketing é fundamental para fortalecer as suas estratégias.

Além de estimular as atividades de venda, aumentar as taxas de conversão e promover o reconhecimento da marca, o remarketing possui outras vantagens que podem ser usadas em suas campanhas, como, por exemplo:

  • Alcance imediato e segmentação no momento certo:

Você poderá exibir os seus anúncios para os usuários que interagiram com o seu site quando eles estiverem pesquisando em um local que há maiores chances de eles realizarem a compra do seu produto ou serviço.

E uma outra forma de exibir os seus anúncios para o seu público-alvo, de maneira bastante eficaz, é quando eles estiverem buscando o seu produto.

  • Publicidade focada:

Aqui você vai poder criar listas de remarketing para exibir os seus anúncios para casos específicos.

Na publicidade focada você vai poder gerar uma lista segmentada de remarketing, para aqueles usuários que adicionaram o produto ao carrinho de compras e, em seguida, abandonaram o site, sem finalizar a compra.

  • Alcance em grande escala:

Aqui, não importa o número de usuários que estejam acessando sites ou aplicativos, pois você vai poder alcançar esses usuários, através da sua lista de remarketing.

  • Preços eficientes:

Você pode criar campanhas de remarketing com um desempenho maior, através de lances automáticos, que te ajudarão a atingir uma meta específica em seu negócio.

Esses lances automáticos calculam o lance ideal para aquele usuário que visualizou o seu anúncio.

Essa estratégia te ajuda a vencer o leilão de anúncios, com o melhor preço e sem precisar pagar nada a mais.

  • Criação fácil de anúncios:

Através da Galeria de anúncios você poderá criar anúncios gráficos, em vídeo e de texto, de maneira gratuita.

Para você exibir ótimos anúncios dos produtos ou serviços que você está oferecendo, faça uma combinação entre a sua campanha de remarketing com um layout da Galeria de anúncios.

  • Estatísticas da campanha:

Nas estatísticas da campanha você vai poder acompanhar relatórios de desempenho das suas campanhas.

Como fazer uma campanha de Remarketing

Para fazer uma campanha de remarketing você pode usar a ferramenta Google Ads, que é a maior plataforma de publicidade online.

Mas nada impede de você escolher utilizar outras, de acordo com os seus próprios critérios, afinal, todas as ferramentas de anúncios seguem um mesmo padrão.

Siga os passos abaixo e comece a criar as suas campanhas de remarketing:

1- Escolha as páginas que você irá rastrear

Para criar suas campanhas de remarketing, primeiro você deve escolher quais serão as páginas que registrarão a visita dos usuários.

São as páginas onde o usuário vai acessar e, em seguida, começará a visualizar os seus anúncios.

Você pode fazer seu remarketing em qualquer formato de página de conversão.

São essas páginas que identificam aonde o usuário se encontra, em relação ao objetivo principal, que é a conversão, como, por exemplo, se o usuário está no carrinho de compras ou se ele gerou um boleto.

2- Estabeleça as condições do seu remarketing

Há diversos recursos disponíveis para sua campanha de remarketing, como, por exemplo, rastrear a página de um produto e, depois, oferecer ao usuário o mesmo produto com desconto.

O remarketing também é uma ótima estratégia para trabalhar Inbound Marketing, pois, através dele, você terá a possibilidade de acelerar a jornada de compra do usuário.

Por exemplo: Quando o usuário faz o download de algum material que você disponibilizou, você pode rastreá-lo através da página de agradecimento.

Na página de agradecimento, você pode aproveitar e sugerir um podcast ou um vídeo para o usuário.

3- Defina a duração do seu remarketing

Ninguém gosta de ser bombardeado por anúncios a todo momento, atrapalhando a navegação do usuário.

E, como a intenção não é incomodar o seu público, é importante definir o número de vezes que o seu anúncio será exibido para aquele usuário, depois que ele acessou a página do seu produto.

Você precisa definir por quanto tempo o seu anúncio vai ficar em exibição até o usuário realizar a compra ou não.

Já imaginou o quanto é inconveniente para o usuário, ter que se deparar com o mesmo anúncio todas as vezes que estiver acessando a internet?

4- Trabalhe com a recompra

Aquelas pessoas que já compraram um produto seu pode voltar a comprar.

Esse público já conhece você e o produto ou serviço que você oferece e, se você trabalhar bem o remarketing com esses usuários, que já são seus clientes, será mais fácil vender de novo.

Por isso, não abandone esse público depois da compra, pois ele é muito importante para o seu remarketig.

Trabalhe com a recompra e otimize suas campanhas de remarketing.

5- Acompanhe as suas campanhas de remarketing

Depois de escolher as suas páginas, estabelecer as condições do remarketing, definir a duração que os anúncios serão exibidos e trabalhar a recompra, é hora de acompanhar as suas campanhas de remarketing.

O acompanhamento das métricas é essencial para a estratégia de qualquer campanha.

Monitore os dados de suas campanhas, para identificar falhas e realizar as modificações necessárias para melhorar o seu remarketing e para identificar as ações que trouxeram bons resultados e continuar investindo nelas.

Acompanhando as suas campanhas você poderá fazer melhorias, sempre que for preciso e, dessa forma, otimizar o seu negócio.

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CONTEÚDO DO ARTIGO

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