Projetar um logo é simples, certo? Acho que não. Há muito mais na elaboração da identidade visual de uma marca do que apenas colocar um nome em um quadrado e pendurar as chuteiras. Os logos são a melhor forma de representar uma marca ou empresa. Um logotipo não é apenas uma imagem aleatória – é algo único que diz às pessoas o que você é e o que você faz.
Designers de logotipo estão em alta demanda e por uma boa razão – um logotipo é, muitas vezes, a primeira impressão causada pela empresa e isso pode afetar a percepção, a decisão de compra e a atitude geral de um cliente em relação a um produto ou a marca.
Encontrando Inspiração para Design de Logotipos
Se você está se sentindo sem criatividade e está com dificuldade em ter ideias de logos, que sejam únicas, aqui estão algumas dicas que poderão ajudá-lo:
- Navegue por sites de design.
Não importa se eles são focados em design de logos ou não. O que importa é que você veja alguma inspiração artística através de todas as formas. Veja também sites de fotografia, se desejar. Essas imagens irão despertar alguma criatividade dentro de você, fazendo com que você crie algo ainda mais maravilhoso em forma de logotipo.
- Dê uma olhada nas outras empresas do mesmo ramo.
Você foi contratado para trabalhar em um incrível logotipo de um restaurante? Então, olhe ao redor e confira os logos de outros restaurantes, principalmente aqueles que oferecem a mesma especialidade culinária. Querendo ter ideias de logo criativas para um negócio financeiro? Então busque inspiração em sites e veja como outros designers representaram esses negócios. Não se trata de copiar o que eles fazem. Mas sim olhar para o que eles ainda não fizeram.
- Estude o negócio.
Dê uma olhada na história do negócio. Quais fatores se destacam de toda a história? Olhe a missão e a visão da empresa. Para onde a empresa está indo? Examine os valores corporativos. O que o negócio representa? Analise a abordagem em termos de processos e atendimento ao cliente. Como os clientes veem a empresa? Ao conhecer toda essa informação, é mais fácil procurar símbolos que se destacarão. Quando usados no logotipo, esses símbolos permitirão que as pessoas saibam sobre o que é o negócio.
- Agora, basta rascunhar.
Pegue uma caneta e um papel e comece a preenchê-lo com coisas aleatórias. Na maioria das vezes, as pessoas criativas deixam de ser criativas no momento em que pensam demais. Isso suga toda a criatividade, tornando mais difícil encontrar ótimas ideias de logo. Quando você rabisca, você simplesmente deixa as coisas fluírem, sem muito pensamento. Quando isso acontece, seu subconsciente inicia o processo criativo, e antes que você perceba, uma dessas linhas ou curvas que você iniciou pode mudar o jogo.
- Descanse um pouco.
Descanse. Trabalhar e pensar demais fará o seu cérebro cansar e um cérebro cansado não lhe dará produção criativa. Claro, você pode ter realizado feitos incríveis no passado sem ter dormido muito. Mas imagine o quanto mais você poderá fazer se descansar o seu cérebro e o seu corpo.
Começou a ficar inspirado? Então vamos trabalhar no seu logotipo.
Principais Fatores no Design de Logotipo
Agora está empolgadíssimo para começar, dê uma olhada nos principais fatores que farão com que o seu logotipo se destaque.
Simplicidade.
No momento em que muitas coisas são inseridas em um único logotipo, você torna ele confuso para o seu público. Lembre-se de que os logos são muitas vezes reduzidos a tamanhos minúsculos, especialmente quando usados em mercadorias como chaveiros ou selos de cartas. Como você fará para caber todos os detalhes em um espaço tão pequeno? Seja minimalista.
Mantenha ele relevante.
Qual é a primeira coisa que você pensa quando você vai ao aquário? Provavelmente a cor azul, ou um golfinho, ou uma baleia. Um logotipo de aquário não fará sentido se você usar um macaco ou talvez uma zebra. Esta é uma coisa para se ter cuidado ao projetar logotipos. Você deve manter todos os elementos relevantes. Pense sobre a imagem da marca e certifique-se de que o seu design é consistente com esta imagem.
A cor é a chave.
Como escolher a cor certa?<-Click aqui
Ao levar em conta a personalidade da marca, você deve pensar em todos os aspectos da imagem. Cores brilhantes e muito destacadas podem chamar a atenção de alguém, mas também podem quebrar o equilíbrio; os tons muted (mais fracos) transmitem sofisticação, mas podem ser ignorados. Toda cor tem uma implicação diferente e pode trazer nuances para a sua mensagem – não caia na armadilha de transmitir a mensagem errada por causa de um simples traço de pincel.
A tipografia é muito importante.
Escolher o tipo e tamanho ideal da fonte é muito mais difícil do que a maioria das pessoas pensa.
Se o design do seu logotipo incluir texto, seja como parte do logotipo ou do slogan, você precisará dedicar algum tempo selecionando vários tipos de fontes – muitas vezes, dezenas delas – e testando elas em seu design antes de tomar uma decisão final.
Experimente as fontes serif e as fontes sem-serif, bem como fontes de script, itálico, negrito e fontes personalizadas.
Leve em consideração estes três pontos fundamentais ao escolher uma fonte para acompanhar o design do logotipo:
- Evite as fontes mais utilizadas, como a Comic Sans, ou então o seu design pode parecer muito amador.
- Certifique-se de que a fonte ficará legível quando reduzida, especialmente as fontes de script.
- Um tipo de fonte é o ideal. Evite usar mais de duas fontes.
Considere seriamente usar uma fonte personalizada para o seu design. Quanto mais original a fonte, mais a marca se destacará das outras. Modelos de logo bem-sucedidos que possuem a fonte personalizada são Yahoo!, Twitter e Coca Cola.
Não tenha medo de experimentar.
Só porque todos os outros bancos em sua região usam ouro em seu logotipo não significa que você tenha que fazer o mesmo. Se outras padarias estão usando rolos de massa em seu logotipo, isso não significa que você deva obrigatoriamente seguir este exemplo. Explore e experimente, mesmo que isso seja contra as regras.
Use recursos e ferramentas online.
Há um vasto mar de informações online para aqueles que precisam de inspiração, colaboração ou ajuda para projetar o design do logotipo de empresa.
**Recomendamos fortemente utilizar ferramentas Adobe como AI(Adobe Ilustrator)**
45 Ideias Criativas de Design de Logomarcas Criativas
Chegar a um logotipo bem projetado requer muito trabalho, além de ser necessário saber das últimas tendências em design. Provavelmente, um logo é a melhor forma de estabelecer a identidade da marca, que afetará os clientes e garantirá que eles se lembrem do seu site e voltem para uma segunda visita. Hoje, reunimos 45 modelos de logo criativos para a sua inspiração, espero que goste deles.
É hora de criar o seu próprio logo. chame a gente no chat!